Bullying

Há até pouco tempo, xingamentos e agressões físicas eram vistas como brincadeiras de criança, algo que elas mesmas poderiam resolver. Porém hoje, essas ações são chamadas de Bullying e isso pode acarretar sérias consequências, tanto para as vítimas quanto aos agressores e seus responsáveis.
Uma das características perversas do Bullying é o fato de causar graves danos psicológicos, inicia-se, geralmente, com um apelido grosseiro, em que são ressaltadas características físicas da vítima, outras vezes as agressões físicas como encontrões nos corredores ou bolinhas de papel sempre em direção da mesma pessoa, são situações em que a vítima não tem a possibilidade de defesa.
Em casa, o “valentão” pode apresentar sinais de que esteja praticando o Bullying, chega com ar de superioridade, se distancia dos objetivos escolares, fica irritado rapidamente, tenta resolver as situações utilizando a violência física, porta objetos e dinheiro sobre os quais não justifica a origem.
Aos pais, quando identificam esses tipos de comportamento em seus filhos devem manter a calma, manter um diálogo, tentando descobrir os motivos que o tenham levado a cometer tais atos, e acima de tudo incentivá-lo a modificar sua conduta.
Os responsáveis também devem estar atentos para verificar se o filho está sendo vítima, as crianças podem apresentar isolamento ou demonstrar temor ao ir à escola.
Caso isso aconteça, é necessário também que haja um diálogo aberto, com perguntas que incentivem a criança a se expressar sobre o ocorrido, nunca minimizar o problema dizendo que é só uma fase e que passará. É preciso que os pais reforcem a auto-estima de seu filho, procurem a escola, além de orientar as crianças para que sejam firmes com os agressores, deixem claro que não gostam daquela atitude, na presença de um adulto, que pode apoiar a vítima e enfraquecer o agressor.
O papel da escola também é de fundamental importância para a prevenção e a resolução de situações que envolvem o Bullying.
O corpo diretivo deve chamar a atenção do aluno agressor e alertar seus pais.
A instituição deve promover jogos cooperativos, atividades de inclusão, oferecer palestras sobre o assunto, propor trabalhos em grupo, em que se devam mostrar reportagens a respeito das consequências sofridas pelas vítimas ou agressores, também são ações importantes para que esse problema seja solucionado.

Por Ana Carolina Mazzo de Paula